A Luz que adentra os olhos lubrifica a máquina e alimenta a alma do HomeMáquina

Às vezes, o homem por trás de uma máquina também torna-se uma. A sensibilidade sempre deve mover a consciência humana antes de qualquer ação.

quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

O OLHAR EM CONSTRUÇÃO

Essa mostra é fruto de uma ação educativa do Museu da Casa das Onze Janelas em parceria com o arte-educador Valério Silveira, que teve como linguagem trabalhada a fotografia artesanal. A ação iniciou num bate-papo informal em uma das visitas do arte-educador ao museu. A Mostra "O Olhar em Construção" abre as portas no dia 28 de dezembro de 2010 e irá até janeiro de 2011, na Casa das Onze Janelas.
A exposição reúne fotografias pin holes feitas com caixinha de fósforos somada a um filme 35mm colorido, e que foram capturadas durante o processo educativo.




















O olhar é algo muito peculiar e individual, ele é uma "coisa" que somamos a nós mesmos, é uma parte de nós para fora de nós, aos outros. O olhar é um pouco do que somos, de como vemos ou queremos ver, ou ainda, de como não vemos, e sim, sentimos, não só através dos olhos, mas do corpo como um todo, da alma e...
Suas janelas. (Fotos digitais: Rosiane Brito)






























3 comentários:

  1. Deixo aqui meu agradecimento a ação educativa do Museu da Casa das Onze Janelas e ao professor Valério Silveira, que nos prporcionaram tal experiência, acrescentando não só conhecimento sobre a fotografia, mas, principalmente mais interesse por ela!

    ResponderExcluir
  2. Não sei o que escrever aqui, mas assim como a Camille me sinto muito agradecida por ter tido essa oportunidade. Oportunidade de literalmente contruir a fotografia, além de construir a camera, eu construir o meu olhar sobre o mundo.
    Muito obrigada Valério e Casa das 11 janelas por ter me proporcionado essa experiencia.

    ResponderExcluir
  3. Gostei muito da oficina. Pude entender a fotografia como a verdadeira arte que é. A ter um olhar não através do visor de uma digital, mas principalmente da própria percepção. Eu não pude participar da exposição. Mas agradeço imensamente por tudo o que aprendi nesse curso.

    ResponderExcluir