A Luz que adentra os olhos lubrifica a máquina e alimenta a alma do HomeMáquina

Às vezes, o homem por trás de uma máquina também torna-se uma. A sensibilidade sempre deve mover a consciência humana antes de qualquer ação.

segunda-feira, 18 de abril de 2011

Pinholeday 2011

No próximo dia 24 (último domingo de abril) é o dia mundial da fotografia artesanal "Pinholeday" que está na sua 11° edição, que existe desde 2001, e... "É um evento internacional criado com o objetivo de promover e celebrar a arte da fotografia pinhole. Neste dia único, nós convidamos pessoas de todo o mundo a deixar por um instante de lado o mundo altamente tecnológico em que vivemos e participar desta data, tirando uma fotografia pinhole, dividir seu olhar sobre as coisas, e ajudar a difundir a rara beleza desta técnica fotográfica histórica." ( Texto do site: http://www.pinholeday.org/ ) Na fotografia artesanal, o exercício se dá, em maior ênfase, na compreensão do fenômeno LUZ em todas as suas extensões e na prática exaustiva da percepção visual... O limite da criatividade praticamente não existe. A FotoAtiva desenvolve projetos educacionais e de cidadania usando a fotografia pinhole e seus desdobramentos há exatos 25 anos, na pessoa do fotógrafo e educador Miguel Chikaoka, eu mesmo convivi e bebi da sua práxis. E não foi uma experiência única, porque ela se repete até hoje, pois não quis abandoná-la. Aprender e ensinar usando a Luz como instrumento é entender um pouco do que somos feitos, de como vivemos e do que dependemos para nos manter vivos, para compreender o outro e o nosso universo.

Esta foi a minha primeira publicação no Pinholeday em abril de 2007, Intitulada: "ONDE ESTÁ A CHUVA?!" Dados técnicos:"Câmera feita com latinha de batatas fritas, 7,5cm de diâmetro 8,0cm de altura útil; orifício produzido com espinho de pupunheira e negativo em preto e branco; papel de 7,0cm x 12,0cm." A câmera apoiada no chão com o tempo de exposição aproximadamente de 10", no fim da tarde, antes do sol se pôr, na Rua Santo Antonio, Comécio - Belém - Pará - Brasil/Valério Silveira. Esta foi a câmera utilizada para fazer esta foto:

Nenhum comentário:

Postar um comentário