A Luz que adentra os olhos lubrifica a máquina e alimenta a alma do HomeMáquina

Às vezes, o homem por trás de uma máquina também torna-se uma. A sensibilidade sempre deve mover a consciência humana antes de qualquer ação.

segunda-feira, 6 de junho de 2011

SOBRE COMPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA

Composições simétricas se caracterizam por solidez, estabilidade e força; também são eficientes na organização de imagens que contêm muitos detalhes. Outra estratégia possibilitada por uma apresentação simétrica dos elementos do objeto é a simplicidade; neste retrato de uma moça posicionada à frente de um canhão com o céu de fundo, entretanto, eu não poderia fazer esta foto com uma câmera mais robusta, por exemplo, havia apenas um pequeno espaço para passar uma câmera compacta, outro modo de registrar a cena seria com um tripé e uma lente grande angular. A figura foi colocada no centro, porque nada na imagem justificava qualquer outra colocação. Mas o que se torna essencial nessa imagem é a existência de uma única vertical absoluta: a garota, deixando a simetria completamente rígida e potencialmente forte.
Composições radiais são aquelas em que os elementos principais se irradiam do meio do quadro para fora. Isso oferece uma sensação vivida, mesmo quando os objetos estão estáticos.
As composições com linhas diagonais conduzem o olho de um lado para o outro da imagem e transmitem muito mais do que as linhas horizontais. Neste exemplo, não apenas a leve curvatura causada pelo reflexo do vidro do carro, mas também o movimento induzido pelas linhas paralelas do pára-brisa térmico estimula o observador a percorrer com os olhos a fotografia toda, indo naturalmente do canto esquerdo inferior para o alto do canto direito rebatendo o seu olhar para a luz alaranjada do poste num forte contraste com o céu azul.
O enquadramento, um quadro dentro de um quadro é um recurso pictórico muito explorado em fotografia. Não apenas concentra a atenção do observador sobre o objeto como também sugere um contexto mais amplo do cenário do objeto. Na primeira imagem você vê o efeito de continuidade nas folhas das palmeiras refletidas na janela e há também uma descontinuidade dos fios elétricos na última vidraça. Na outra fotografia o centro de interesse concentra-se mais na jovem dentro da janela e na curiosidade retratada no seu olhar.
Formas geométricas, como triângulos e retângulos, prestam-se a composição fotográfica por conta do modo como interagem com o retângulo do quadro. Na imagem à direita, as portas de uma casa na Aristides Lobo, formam uma harmoniosa e simétrica combinação de finos retângulos e triângulos lineares que estão acima interagindo. Na outra foto, uma pessoa esta literalmente inscrita numa forma triangular realçada pelo plástico da cobertura da sua barraca de vendas no comércio de Belém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário